A lembrança da nossa história de vida não é uma linha contínua, ela é pontilhada e nela existem lacunas das quais não conseguimos lembrar.
A técnica da Psicanálise ajuda o indivíduo a preencher essas lacunas para que a história faça sentido e traga um alívio à pessoa e se torne mais linear. Trabalha-se a realidade psíquica.
O trabalho do psicólogo é semelhante ao trabalho do arqueólogo, pois este reconstrói uma estrutura óssea a partir dos fragmentos encontrados nas suas escavações. O psicanalista também procura algo que está escondido sob várias camadas de defesa para chegar ao conteúdo desejado.
Freud diz que a grande diferença é que o arqueólogo trabalha com um objeto que já está totalmente fragmentado, ele encontra pedaços que se complementam. Enquanto a Psicanálise trabalha com os objetos mais ou menos inteiros, suas associações e comportamentos que estão escondidos no nosso inconsciente.
Nesse exemplo o trabalho do arqueólogo é finalizado, quando o último fragmento é incorporado à estrutura. Para a Psicanálise o preenchimentos dessas lacunas é apenas um trabalho preliminar, a partir do qual se realizam outros trabalhos com aqueles que necessitam de ajuda.